Passeando entre lombadas, numa prateleira cheia de livros e lugares, vêm à memória, ao olhar e às mãos as sugestões que vos quero deixar.
A primeira sugestão de leitura que vos trago tem a assinatura de um dos mais importantes escritores portugueses, Eça de Queiroz. Escrito em 1871 e publicado em 1874, “O Crime do Padre Amaro” conta uma interessante história em que Leiria, a minha cidade, é o cenário. Um “aperitivo”, a título de convite, para visitarem e conhecerem uma bela cidade com mais de 450 anos de história.
“Tudo se ilude e se evita, menos o amor! E se ele é fatal, porque impediram então que o padre o sinta, o realize com pureza e com dignidade?” (Padre Amaro) Este clássico trata um romance proibido e inocente entre um Padre (Amaro) e uma paroquiana (Amélia) que termina de forma trágica face à represália da sociedade.
O escritor, para além de envolver o leitor através da sua descrição detalhada de todos os acontecimentos e dos cenários, leva-o a uma reexão contínua sobre vários temas e valores da sociedade, nomeadamente o status e o poder da Igreja e da comunicação social.
A minha segunda sugestão de leitura conta a vida de “Steve Jobs”, sendo da autoria de Walter Isaacson, que entrevistou o próprio e muitas pessoas que fizeram parte da sua vida, nomeadamente opositores.
“Tive uma carreira feliz, uma vida muito feliz. Fiz tudo o que podia fazer.” (Steve Jobs)
Este livro retrata um exemplo de vida fascinante de um empresário de sucesso, fruto da sua inteligência, criatividade, liderança, capacidade de inovar, perfecionismo e determinação, que revolucionou a indústria da tecnologia e o próprio mundo.
A aprendizagem e a aplicação de conhecimentos que adquiriu ao longo da sua vida, a sua personalidade carismática, o inconformismo constante, a sua paixão, motivação e gosto pelo design levaram à criação de produtos de excelência, inovadores e transformadores e à criação e recuperação de grandes empresas mundiais líderes nas suas áreas, como foi o caso da Apple e da Pixar.
Steve Jobs, ao longo da sua vida profissional, conseguiu fazer aquilo que mais gostava, deixando no mundo a sua marca, o seu legado. É inspirador.