Comunicado sobre o encerramento do ROAS 1.0

“Caros Colegas,

Como sabem, neste momento encontram-se em funcionamento paralelo duas versões da plataforma ROAS. Face ao facto de o ROAS 2.0 ser uma versão mais evoluída, amigável e funcional, justifica-se descontinuar a versão anterior, mitigando-se igualmente os impactos financeiros decorrentes da convivência de ambas as plataformas. Assim, o Conselho Geral da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução deliberou encerrar o ROAS 1.0 no dia 15 de junho de 2019.

Embora a partir daquela data não seja possível a realização de novos atos na versão anterior, todos os documentos nela produzidos continuarão a poder ser consultados.

Relembramos que o ROAS 2.0 foi lançado em abril de 2017 e que, desde então, foram promovidas diversas sessões de esclarecimento, formações e outras iniciativas destinadas a divulgar as funcionalidades desta nova plataforma. Atenta a adesão massiva dos associados a estas ações, abandonou-se a data inicialmente prevista de encerramento do ROAS 1.0, de forma a acautelar, não só a plena divulgação do ROAS 2.0, como o seu normal funcionamento com um elevado número de utilizadores.

Apesar de a maioria dos colegas já estar a trabalhar na nova versão do ROAS, com o objetivo de garantir que todos estão devidamente familiarizados com a plataforma, foram marcadas novas sessões de formação nos três Conselhos Regionais, cujo calendário pode ser consultado aqui. Entretanto, se algum colega tiver dificuldades no uso do ROAS 2.0 ou pretender apresentar alguma sugestão para a sua melhoria, convidamo-lo a enviar a mesma para o e-mail da OSAE.

Uma das grandes vantagens do ROAS 2.0 é permitir o cumprimento das normas específicas do nosso Regulamento de Arquivo, nomeadamente no que respeita à manutenção de uma “listagem permanentemente atualizada, em suporte eletrónico, que permita a localização dos documentos”, conforme previsto no n.º 3 do artigo 7.º deste diploma. Do mesmo modo, garante ainda a produção de capas uniformes para todos os documentos particulares autenticados.

Até 15 de junho, incentivamos todos os colegas, que ainda não o tenham feito, a aproveitarem estas novas sessões de formação, para que possam tirar pleno proveito de todas as potencialidades do ROAS 2.0.”

Publicado a 08/05/2019

Informações