Formação no âmbito do protocolo entre a OSAE e a empresa de gestão florestal CERNA

No âmbito do protocolo celebrado entre a Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) e a empresa de gestão florestal CERNA, prevê-se a abertura de inscrições para formação no tema durante o mês de março.

Relembramos que este protocolo visa a cooperação dos Solicitadores no processo de certificação de Unidades de Gestão Florestal (UGF), permitindo complementar a prestação dos seus serviços, sobretudo os realizados no âmbito do GeoPredial®.

Assim, sempre que seja solicitada a inclusão de uma superfície numa UGF, cuja georreferenciação do imóvel tenha sido obtida através da prestação do serviço GeoPredial®, o Solicitador responsável pelo processo compilará, junto do requerente do processo, informação e documentação, carregando-a no respetivo processo da plataforma GeoPredial®.

A CERNA, munida do levantamento da área a certificar, obtido através de georreferenciação dos limites do prédio, recolhidos no âmbito do serviço GeoPredial ®, submeterá a análise prévia as parcelas a certificar. Sendo aprovada pela CERNA a inclusão de uma determinada parcela ou superfície em certificação florestal, realizar-se-ão três fases para a inclusão dessas superfícies no Grupo de Gestão Florestal: pré-avaliação, capacitação e diagnóstico inicial da gestão; organização e administração da UGF; documento técnico de gestão e processo de admissão da UGF no grupo de gestão florestal.

Após a inclusão da área certificada na UGF, a CERNA emitirá o respetivo certificado.

Nos casos em que os pedidos de inclusão de superfícies em UGF respeitem a imóveis que não se encontrem depositados na plataforma GeoPredial ®, o Solicitador poderá recorrer à plataforma da CERNA, para efeitos de levantamento das áreas referidas.

 

Mantenha-se atento ao portal da OSAE. Em breve divulgaremos as datas e locais da formação.

Publicado a 03/03/2020

Informações